Você está em Pais e Filhos



Escreve por amor. Por amar a leitura, a escrita, a notícia, a opinião.



O Exemplo
Querendo ou não, felizmente ou infelizmente, os pais são sempre a base para os filhos. São sempre um exemplo.

Em tudo, valores, princípios, modo de agir, relacionamentos. Um filho possui muito mais dos seus pais do que ambos imaginam. Filhos precisam de limites de seus pais para entender o que é correto, o que se deve ou não ser feito. Porém, sobretudo, precisam realmente é de exemplos. Na maioria das vezes, hábitos dos pais são encontrados nos filhos, sejam eles saudáveis ou não. Como por exemplo, você pai, ensina ao seu filho que fumar faz mal à saúde, porém, pede para que ele vá comprar maços e mais maços de cigarro para você na padaria da esquina. Seu filho não precisa disso. Somente palavras e mais palavras vazias.
Ensine a ele valores através de suas atitudes.
Quando se sabe que vai ser pai, é necessário criar a consciência de que agora se será um exemplo para outra pessoa, outro ser humano. Que cada ato seu será observado, analisado e absorvido pelo seu filho, mesmo que ele nunca demonstre isso.
Crie essa consciência e aja de forma que seu filho absorva o máximo de valores e conceitos bons. Dê a teoria, mas ensine na prática, como sendo o melhor exemplo para ele. Quer que seu filho aprenda o valor dos relacionamentos? Ame a mãe dele e demonstre isso. Seja carinhoso, gentil, amoroso. Quer que seu filho não entre no mundo das drogas? Elimine qualquer tipo de vício em sua vida. Quer que seu filho vença na vida? Vença você na vida com a humildade de saber aquilo que você não é. Quer que seu filho aprenda o valor de uma amizade e seja uma boa pessoa? Melhore sempre seu relacionamento com ele, escute-o, ajude-o, esteja disponível para ele e o trate bem.
Seja amigo de seu filho, porém, nunca cúmplice. Se ele fizer algo errado, nessa hora, assuma seu papel de pai. Repreenda-o e ensine o porque de certas coisas serem erradas.
Ele com certeza aprenderá e valorizará muito mais suas atitudes do que as suas palavras. Porém, não se esqueça que o diálogo entre vocês é parte fundamental do crescimento mútuo.
“Tudo o que o mundo precisa é de exemplos, e não de opiniões.”


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020