ABC da Criança”   09.04.2011


mosquito da Dengue!



A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (em latim, é pronuncia-se "Édis Egípti"). O mosquito pica alguém contaminado, se contamina, e aí sai picando - e contaminando - outras pessoas. Os sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações e pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Existe também um outro tipo de dengue, que só pega em quem já teve dengue antes: é a dengue hemorrágica, que pode matar se a pessoa não for medicada logo. Como ainda não há tratamento especial contra a dengue, como vacinas ou xaropes, o único meio de evitar a doença é cada um fazendo a sua parte (o Governo e cada um dos habitantes deste país, inclusive seus pais, seus vizinhos e você). O principal é evitar lugares onde haja água limpa, parada, porque os mosquitos adoram isso e aproveitam para por seus milhares de ovos ali. Ou seja: mais mosquitos vão nascer.

Vamos ouvir algumas dicas aqui no programa Tempo de Ser Criança:

1.    Não deixe garrafas velhas ou pneus jogados por aí, no seu quintal, no terreno baldio atrás da sua casa etc. Faça um mutirão de limpeza na sua vizinhança - todo o mundo vai lucrar ficando mais saudável!

2.    Se precisar guardar garrafas, latas, pneus etc., coloque tudo de cabeça para baixo (evitando que a água se acumule). No caso dos pneus, procure colocá-los debaixo de um abrigo, num lugar seco.

3.    Lave bem, todos os dias, os bebedouros para beija-flores e outros pássaros, o pote de água de seu cão, gato, cavalo, elefante ou outro animal de estimação que você tenha.

4.    Mantenha o lixo da sua casa tampado e seco. Nunca jogue lixo em encostas, terrenos baldios ou rios (isso não tem a ver com a dengue, mas tem a ver com educação e consciência ecológica!).

5.    Tampe bem as cisternas, caixas-d'água, canalizações etc. Tenha a certeza de que não existe nenhuma fresta ou buraquinho por onde pudesse passar um mosquito.

6.    Não mate sapos e lagartos! Esses animais, assim como alguns pássaros, se alimentam de mosquitos e outros insetos. Então, se há sapos e lagartos no seu jardim, quintal, ou perto da sua casa, faça tudo para que a área esteja limpinha para que eles vivam bem (e assim ajudem você e seus vizinhos na luta contra a dengue). O que fazer? Veja de quem é a área (se de uma pessoa, empresa ou governo) e peça aos seus pais para saber se ela é poluída e como ajudar a limpá-la.

7.    Cuidado com os pratinhos que ficam por baixo dos vasos de plantas, usados para colher a água da rega. Eles devem ser bem lavados, com escova, uma vez por semana. Se puder, coloque areia no pratinho, para absorver a água; se não puder fazer isso, jogue a água fora.

8.    Se puder e não ficar muito feio na sua casa, coloque telas nas janelas, para que a sua casa continue arejada mas, ao mesmo tempo, os mosquitos não possam entrar!













0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020

contador de visitas gratis