SALADA MISTA - DIA 22/Jan 2011

A laranja

A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo. É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro. Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B. uma dica para as pessoas que precisam perde uns quilinhos a mais que ganhou na entrada do novo ano, a laranja é uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.

A árvore que produz este fruto chama-se laranjeira. É uma fruta híbrida, criada no passado, a partir do cruzamento da tangerina e do pomelo. A origem desta fruta é a Índia. A versão doce da fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a conheceram na China.

A laranja é uma fruta rica em suco e quando está madura assume a coloração alaranjada ou, em algumas espécies, permanece na cor verde. A parte interna é formada por pequenas bolsinhas onde se encontra o suco. É muito utilizada para a produção de sucos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca em algumas receitas.

A espécies de laranjas mais conhecidas e consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala.

sua ação é fortalecedora no sistema imunológico e ainda pela sua grande quantidade de vitaminas A, B, C e ainda cálcio, fósforo, fibras, flavonóides, óleos e ferro. É bastante consumida por crianças, por pessoas com problemas digestivos e intestinais e ainda melhora a condição de diabéticos e enfermos de gota. É importante consumir a laranja logo após cortada, pois a vitamina C se oxida facilmente e perde suas propriedades.


Propriedades medicianis:

Por ser rica em vitamina c, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade as gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções.possue também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a obsorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.


Receitinha prática? Bolo de laranja no liqüidificador

Ingredientes


1 unidade(s) de laranja sem casca(s)

3 unidade(s) de ovo

1 xícara(s) (chá) de óleo de soja Sadia

3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

2 xícara(s) (chá) de açúcar

1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó


Modo de preparo

Bata bem no liquidificador a laranja, o óleo e os ovos. Coloque a mistura em uma bacia e junte os demais ingredientes. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio e pré-aquecido. E pronto!


Delícia!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020