Salada Mista - Dia 12/Fev 2011



A acerola




             A fruta tem uma coloração verde quando em desenvolvimento, passando ao amarelo e finalmente ao vermelho escuro quando maduro, levando aproximadamente 22 dias desde a floração até a maturação. O fruto, pequeno arredondado, quase esférico, apresenta cor forte quando maduro, variando entre os tons alaranjados e púrpura, com um perfume semelhante ao da maçã, com sabor ácido, polpa macia e cheia de suco, envolvendo poucas sementes. Possui vitaminas A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo, ferro e principalmente vitamina C, que em algumas variedades, chega a ser de até 5 000 miligramas por 100 gramas de polpa. A fruta é uma das mais ricas em vitamina C, superando em 25 a 100 vezes a quantidade contida na laranja, em uma mesma quantidade de polpa,. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao do limão.

É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Os frutos conservam-se apenas 3 dias após a colheita, daí a dificuldade da sua comercialização ao natural. A acerola pode ser utilizada na forma de refresco, suco, xarope, sorvete, balas, cápsulas de vitamina C pura, creme gelado, geléia, compota, bala, néctar e conserva.
Propriedades medicinais:
No Brasil, O interesse pela acerola teve início nos anos 40, quando descobriu-se suas propriedades medicinais, principalmente o alto teor de vitamina C. A partir daí ela foi empregada no tratamento da gripe, infeções pulmonares, controle de hemorragias nasais e gengivais, auxiliando também no tratamento de doenças do fígado, aliviar dores musculares e nas articulações, é bom para a irritabilidade, fadiga, perda de apetite, cicatrizante...
De modo geral, fortalece o organismo como um todo e é eficiente no tratamento de anemia. É indicado na dieta de lactantes(mulheres que amamentam) e gestantes, crianças e adolescentes , desnutridos e convalescentes físicos.
A descoberta das potencialidades medicinais da polpa da fruta mostrou que concentra aproximadamente 100 vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora.
Além de ajudar na formação óssea do adolescente, artrite e infecções na garganta, pois contém, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro e vitaminas A, B, C.
Aumenta a eficiência física; Acelera a cicatrização depois de cirurgias; Combate infecções, resfriados e reduz ataques cardíacos; Aumenta a resistência imunológica e favorece a melhoria da elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento de rugas.

 Receitinha prática? Sorvete de Acerola

Ingredientes

 1 xícara (chá) de leite fervente.
1 xícara (chá) de açúcar.
1 xícara (chá) de margarina ou manteiga.
4 embalagens de polpa de acerola congelada (400 g). 

 Modo de preparo

Coloque na batedeira o leite, margarina e bata até ficar homogêneo.
Junte o açúcar, a polpa de acerola e bata por mais 5 minutos ou até formar uma mistura cremosa.
Cubra a tigela da batedeira com filme plástico e leve ao freezer até endurecer (cerca de 6 horas).
Retire do congelador e bata na batedeira por cerca de 5 minutos ou até obter um creme.
Coloque em pote ou refratário, tampe e volte ao freezer por, no mínimo, 6 horas.
 Dica:
 Para congelar mais rapidamente, coloque o sorvete em uma fôrma de alumínio ou assadeira.
Bata bem os ingredientes antes de colocar a polpa de acerola.
Dessa forma se obterá a consistência necessária.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020

contador de visitas gratis