ABC DA CRIANÇA - 06/NOV

A Modelo?!

As cegonhas (Ciconia spp.) são aves migrantes da família Ciconiidae. As cegonhas têm cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso. O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos. As cegonhas não têm faringe e por isso não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, actividade a que se dá o nome de gloterar.

Habitat


As cegonhas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas, cidades, pântanos e pastagens.


Alimentação


Comem rãs, cigarras, cobras, insectos, minhocas e peixes.


Reprodução


Os filhotes saem da casca na Primavera e quando chove a cegonha abre as asas para protegê-los. Põe cerca de 3 a 5 ovos, a sua incubação é de 20 a 30 dias, as crias são indefesas e penugentas.


Espécies
  1. Cegonha-de-abdim, Ciconia abdimii
  2. Ciconia episcopus
  3. Cegonha-de-storm, Ciconia stormi
  4. Maguari, Ciconia maguari
  5. Cegonha-branca-oriental, Ciconia boyciana
  6. Cegonha-branca Ciconia ciconia
  7. Cegonha-preta Ciconia nigra

 As cegonhas são seres mitológicos lendários que habitavam os montes apalaches ao sul de Montana. Segundo a lenda dos antigos norte-americanos, os bebês que se perdiam durante as caçadas de javalis nas montanhas, eram socorridos pelas cegonhas, que as levavam para outras cidades/reinos, e estas pessoas, achando serem crianças recém-nascidas, criaram a lenda que é a cegonha que traz os filhos.
Na verdade é só mais uma desculpa para os pais darem aos filhos para não ter de explicar a "história da sementinha", que o papai planta na mamãe, etc.





0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020

contador de visitas gratis