ABC DA CRIANÇA - Dia 18/Setembro 2010

O Meu Amigo Animal: JOANINHA

A espécie mais comum é de corpo preto coberto com umas asas arredondadas de cor vermelha com sete pequenas manchas pretas. Com certeza, você já deve ter visto esta simpática joaninha, até mesmo nas mãos dos pequeninos.
Este dedicado inseto é amado até pela natureza, pois um de seus “pratos preferidos” é o pulgão, um inseto do tipo sugador, que destrói diversas espécies vegetais, causando sérios prejuízos às plantações. Ainda bem que a joaninha é uma protetora da natureza! Por ser muito comilona, ela consegue comer de 50 a 75 pulgões por dia! É por isso que muitos agricultores, em vez de colocarem inseticidas, despejam dezenas de joaninhas em suas plantações.
Por outro lado, seu inimigo natural são alguns insetos maiores, pássaros e até anfíbios. Todavia, como a joaninha é muita esperta, ela tem alguns “macetes” para se proteger, por exemplo: solta uma substância amarelada, que funciona como repelente para outros animais. outra forma de defesa é deitar-se com o abdome para cima, ficar parada ,fingindo que está morta.
A joaninha pode ser fêmea ou macho. A fêmea é maior que o macho. Ambos possuem um par de antenas que servem para procurar alimentos, localizar-se, encontrar o “futuro namorado”, dentre outras funções. Para mantê-las sempre limpinhas, as joaninhas esfregam uma na outra para tirar os resíduos que podem estar atrapalhando a sensibilidade das antenas.

Ficha do Bichinho

Ele vive: quase em todo o mundo
Alimentação: pulgões e ácaros
Tamanho: em média, até 10cm

Reprodução: ocorre em diversos períodos do ano, e a fêmea põe seus ovos sobre folhas ou caules, próximos de vários pulgões. Após sete dias, as larvas saem e começam a se alimentar. Ás vezes, o primeiro alimento é até a casca do seu próprio ovo. As larvas não se parecem com as joaninhas, porque são de cor escura e têm o corpo alongado. Elas ficam assim durante oito dias até se transformarem por completo.

Filhotes: a fêmea pode colocar de dez até mais de mil ovos.
Tempo de vida: de três a nove meses.
Você sabia?

• Existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas no mundo, por isso, elas têm outras cores, como amarelo e verde.

• Uma joaninha bate as suas asas 85 vezes por segundo durante o voo.

• No inverno, as joaninhas costumam hibernar, ou seja, dormir durante todo este período, e isso elas fazem em pequenos grupos.

• Ao redor do mundo, a joaninha tem nomes bem divertidos. Por exemplo, em inglês, ela é chamada de ladybug, e em espanhol é mariquita.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020

contador de visitas gratis