Dicas para ensinar tabuada

 Dicas para facilitar o ensino da tabuada a uma criança:

Primeiro:  A criança tem de ter noção de quantidade.

Estimule a criança a conhecer quantidades. Comece com quantidades pequenas, de 0 até 10, então evolua gradativamente até chegar a 100. Faça isso em qualquer momento de uma forma bem descontraída. Pergunte quantos copos tem na mesa? Quantos carrinhos, ou bonecas, você tem? Quantos desenhos você já viu hoje? Relacione a quantidade que ela expressa oralmente com os dedos da sua mão. Conforme ela for evoluindo, tente mostrar que um número expressa uma quantidade ou ordem. Aquilo que escrevemos são os algarismos, também conhecidos como numerais, eles servem para representar um número. Você pode dizer que os algarismos são as “roupas” que os números vestem. :-)
Incentive a criança a contar. Faça ela contar brinquedos, lâmpadas, pessoas, ou outras coisas que ela achar interessante. Comece de 1 até 10 normal, depois faça ela contar de 2 em 2 até 20, e de 3 em 3 até 30, seguindo essa lógica até chegar em 100. Isso vai prepará-la para fazer as multiplicações.
Lance desafios: “Aposto que tu não consegues contar até 100 em menos de 10 minutos!!!”. Sempre que ela conseguir se superar, dê os parabéns. Se além de contar oralmente, conseguir fazê-la escrever sua contagem, vai ser excelente, pois ela aprenderá muito mais rápido. Garanto!

Depois da contagem, vem a soma.
Você pode utilizar feijão com o meu filho. Por exemplo, para ensinar 2+3 separe dois feijões em um lado e 3 feijões em outro, e faça-o contar. Ele descobrá o resultado, então repita 2 mais 3 é igual a 5. Depois inverta a ordem dos feijões e pergunte quanto era. Dê a dica: “Não coloquei e nem tirei nenhum feijão daí. Tá a mesma quantidade de antes”. Com o tempo ele acabará pegando a idéia que na soma tanto faz somar 3+2, ou 2+3, pois o resultado é o mesmo.
Os feijões também são bons para mostrar somas de números maiores que 10, por exemplo, 12+11, é só fazer montes de 10, 2, 10 e 1 feijões, fica fácil pra criança fazer uma conta assim, pois ela junta 10 com 10 e 1 com 2, chegando no resultado 23.

Somou? Agora diminua!

A subtração também pode ser ensinada com feijões. Por exemplo, para ensinar 9-7 basta separar 9 feijões então peça para a criança tirar 7 e pergunte quanto sobrou.
Na casa de Francival (que é o autor destas dicas) um fato curioso aconteceu: o seu filho ainda não sabia diminuir, aliás geralmente confundia essa operação com a adição, então um dia sua esposa tentava mostrar que uma conta de subtração, 15-4, não resultava em 19, mas sim, em 11. Ele só se convenceu depois que ela utilizou os feijões. Quando apareceu uma outra conta de subtração, ele disse: “Tá bom! Tá bom! Me dá os feijões!”. Utilizou os grãos e fez a outra conta.

Dica: sempre que comprar alguma coisa com a criança, tente fazer ela descobrir quanto vai receber de troco. Faça isso com números inteiros. Nada de valores que tenham parte inteira e centavos.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020

contador de visitas gratis