Dicas para as crianças se divertirem nas férias:

-Faça programas culturais com seu filho. Isso mesmo! Leve seu filho em exposições, aquários, igrejas e para ver lugares importantes na sua cidade. Não é só pegar e leva-lo lá e ficar olhando a exposição. Saiba sobre o local e/ou exposição e/ou acervo antes, leia um pouco e crie formas divertidas de explicar aquilo para o seu filho. Se for algum lugar da sua cidade, pode contar um pouco da história e divertir-se com ele nessas visitas. Na grande maioria dos museus, em geral, possui visita guiada.

 
-Sessão Cozinha das Crianças. Pegue receitas que são voltadas para crianças fazer (existe em vários sites). E vamos cozinhar! Eles irão se divertir com isso! Se quiser, pode até incluir coleguinhas! A Sessão Cozinha das Crianças não é apenas para as meninas! Meninos também. Pare com idéias machistas e faça com que todos participem.




-Vá para o clube. As crianças adoram ir para o clube! Piscina, bola, peteca, corre-corre e tudo mais! Fique de olho no seu filho. Passeio no clube é atenção redobrada com a sua segurança. Se for na época de inverno, você pode ir para fazer algumas atividades que não seja piscina.



-Visite os parques ou algum lugar verde. Leve seu filho para um passeio ao ar livre! Há parques interessantes na cidade, inclusive alguns permitem jogar bola, peteca, entre outras brincadeiras. Você também pode montar brincadeiras para fazer com elas no parque! Uma belezura!



-Leve para andar de bicicleta. Crianças adoram bicicleta. Procure um local adequado, sem muito trânsito e vá pedalar por aí!



-Leve ao zoológico. Não são todas as cidades que possuem zoológico, mas se a sua possui é uma excelente opção. As crianças reconhecerem de pertinho e identificarem como são na realidade. Isso vale para crianças maiores ou menores. No fim, todas gostam.



-Faça recreação com seus filhos. Sabe aquelas brincadeiras antigas que você adorava quando era criança? Então, junte os coleguinhas de seu filho e faça! Há diversos livros que ensinam inúmeras recreações para se fazer com crianças. Corrida do saco, jogo de mímica, amarelinha, entre outras.



-Faça teatro em sua casa. Teatro de fantoches ou então o teatrinho comum. Crie uma história que possa trabalhar alguma questão importante como, por exemplo, o jogar lixo na rua, o desperdício de água, não falar com estranhos. Você vai ver como isso pode ser divertido! Se for muito pequena, o melhor é o teatro de fantoches. É bom para trabalhar timidez, expressão e para que elas se soltem e se divirtam!

 

-Vá o teatro e/ou ao cinema infantil. Pode ser um programa legal, especialmente teatro que, em geral, as crianças não freqüentam muito por seus pais não levarem. Pela comodidade, muitas vezes, os pais preferem levar ao cinema em shopping. O cinema também é legal, mas não deve ser feito em excesso.



-Sessão cinema em casa. Monte uma sessão cinema em casa com filmes que prendam a atenção da criança. Chame os coleguinhas e divirtam-se com direito a pipoca e suco. Filmes como “Harry Potter”, “Procurando Nemo”, entre outros. Mesmo se elas ficarem entediadas com o filme, irão se divertir até com outra criança. Criança quando se junta com outra, se diverte até fazendo nada!



-Incentive a leitura, mesmo nas férias. A leitura precisa ser algo comum. Por isso mesmo nas férias a criança pode ler! Leve-a para comprar um livro que ela escolha em uma livraria. Mostre os estantes que são infantis e deixe que ela escolha algum do interesse dela. Uma boa dica para as crianças maiores é o livro “Harry Potter”. Elas adoram.

-Jogue jogos bacanas. Isso mesmo. Há diversos jogos inteligentes e voltados para as crianças. Jogo de tabuleiro, de mímica, entre outros, mas não incentive a competição por si só. Mostre que o que importa é competir e não ganhar.

-Receba os coleguinhas ou familiares pequeninos de seu filho na sua casa. Crianças adoram passar um período longo com outra criança. Elas criam suas próprias brincadeiras, conversam e se divertem juntas. Não esqueça de designar tempos específicos para as coisas. Como assim? Se elas forem ver televisão, vídeos e jogos eletrônicos, não as deixe mais que três horas, advertem diversos especialistas.



-Faça um piquenique. Isso pode ser muito divertido e criativo. Descubra um local que ela esteja em contato com a natureza. Você pode fazer brincadeiras que trabalhem todos os sentidos, inclusive o paladar com uma brincadeira de adivinhar o sabor de algum alimento, por exemplo.



-Leve a criança para visitar os parentes. É importante que a criança esteja em contato com outras pessoas da família. Os avôs, avós, tios, tias (entre outros), irão adorar a sua visita e para ela poderá ser super divertido, especialmente se tiver outras crianças.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Participe vc também, deixando seu recado, cartinha ou nos ligando:

tempodesercriancafm@yahoo.com.br
tempodesercrianca@hotmail.com

Tel.: 84 3521-4020